Demônios

O termo demônio vem do daimon, através do termo latino  daemonium.

No cristianismo, o demônio foi um anjo que se rebelou e que passou a lutar pela perdição da humanidade. Mas na antiguidade, o termo tinha outra conotação, referindo-se a um gênio que inspirava os indivíduos tanto para o bem quanto para o mal.

Nas religiões cristãs os demônios, ou espíritos imundos, são anjos caídos que foram expulsos do terceiro céu segundo o livro de Apocalipse.
Acredita-se que o chefe dos demônios, Lúcifer, era um querubim da guarda ungido segundo o livro de Ezequiel, que ao desejar ser igual a Deus, foi expulso do Paraíso. 
Quando foi expulso do Céu, a Bíblia relata que Lúcifer ficou conhecido, depois da expulsão, como diabo e satanás, também sitado em Apocalipse como "dragão" ou "antiga serpente", fazendo uma referência a Gênesis, trouxe consigo um terço dos anjos de Deus. Não encontra-se, na Bíblia cristã, qualquer referência a quantidade de anjos que foram com Lúcifer. 
Simplesmente por submissão religiosa a Satanás, os demônios podem, segundo a crença cristã, possuir uma pessoa, assumindo inclusive o senhorio sobre o corpo desta pessoa, manipulando suas atitudes, palavras e influenciando fortemente os seus pensamentos. Para os cristãos, o único meio eficaz utilizado pelos apóstolos para falir a autoridade de um ou mais demônios sobre uma ou mais pessoas é o nome de Jesus Cristo, que segundo a crença cristã, é o Nome sobre todo nome, inclusive o sobre o nome dos demônios.
- Existe uma lista de demônios, incluindo ambos demônios específicos (Satã) e espécies de demônios (Súcubo), embora em alguns casos, um deus ou uma deusa de uma outra religião possa ser considerado um demônio em uma outra religião...


Os 7 lideres do Inferno

  • Belzebu 
Este aqui causaria a gula. Sua imagem veio do deus da fertilidade Baal, idolatrado pelos cananeus, mas considerado um falso ídolo pelos cristãos. Ele é o tenente dos exércitos do inferno, sendo ligado diretamente a Lúcifer, o imperador do Inferno. É também intitulado como o “Senhor das Moscas”. Sendo também uma das três entidades que constituem a profana trindade dos infernos, aquela que se opõe à santa trindade dos céus.

Outra Representação de Belzebu "senhor das moscas"

  • Leviatã
A inveja é um ex-serafim, e um dos demônios mais poderosos do inferno, responsável por fazer os homens tornarem-se hereges. É um monstro que habita no mar, demônio da inveja, de enormes proporções e rei de todas as criaturas do mar. Seu arquétipo refere-se a brutalidade, ferocidade e aos impulsos mais selvagens e incontidos da humanidade. Também é chamado de “O Grande Embusteiro”, pela facilidade com que triunfa em lances políticos, tratados comerciais e intrigas palacianas. Favorece os homens e as mulheres que gostam de correr o mundo, servindo-lhes para obter fama e honras, é patrono da Melancolia e da Poesia.
Leviatã o demônio da inveja

  • Azazel
Ele é considerado o líder dos anjos caídos que se envolvia sexualmente com mulheres mortais. Também é conhecido por auxiliar os homens na fabricação de armas de guerra, por isso está diretamente ligado à ira. Mas  pecado era causado pelo ex-príncipe dos querubins Baalberith, que transformava homens em assassinos. Outros acreditam que dele tenha surgido a expressão bode expiatório, já que ele é assim tratado em um dos livros da Bíblia cristã. Para as suas mulheres, Azazel ensinou os segredos dos cosméticos, assim como lhes revelou os segredos da prática da Magia Negra.


  • Asmodeus
É um espírito do mal considerado um dos mais antigos demônios, estando somente abaixo de Lúcifer. Ele foi absorvido pelo judaísmo, que o associa ao rei de Sodoma (cidade bíblica destruída por Deus no Velho Testamento). Daí sua conexão com a luxúria. É o pai da destruição, dos jogos, do mistério e da perversidade. Certas teses demonológicas afirmam que ele seria o filho de Adão e Lilith, que foi gerado quando Lilith ainda era esposa de Adão e ambos viviam no paraíso.
Mais tarde Lúcifer, veio a possuir Eva, e desse segundo relacionamento sexual nasceu Caim. Caim e Asmodeus são por isso os primeiros primogênitos da história humana, ambos condenados aos domínios infernais.



  • Belphegor
Seu nome significa “Senhor do Fogo”. Ele teria uma aparência robusta, atlética e de chifres de carneiro. Tinha uma grande capacidade de realizar descobertas e invenções que trariam riqueza fácil aos homens, tornando-os vítimas da preguiça. Segundo demonologistas, esse vício seria causado por outra criatura maligna, Astaroth, ex-membro da classe dos tronos. Ele também foi um anjo criado por Deus e que teria se rebelado contra seu criador.

  • Mamom
Ele é relacionado a avareza, onde seu nome em aramaico significa “riqueza”. Filho de Lúcifer e Lilith, e meio irmão de Caim e Asmodeus . Mammon, Asmodeus e Caim constituem a trindade dos primeiros primogênitos. Mamon representa o terceiro pecado, a Ganância ou Avareza, também o anticristo, devorador de almas, e um dos sete príncipes do Inferno. Sua aparência é normalmente relacionada a um nobre de aparência deformada, que carrega um grande saco de moedas de ouro, e “suborna” os humanos para obter suas almas. Em outros casos é visto com uma espécie de pássaro negro, porém com dentes capazes de estraçalhar as almas humanas que comprara.

- E por fim tio Lu...



  • Lucifer
Lúcifer é o demônio do orgulho, já que foi sua soberba perante Deus que causou sua desgraça. Mas de acordo com os demonologista, ele teria sido o líder da “primeira esfera” do inferno, reservada a ex-querubins, serafins e tronos. O seu nome em hebraico significa “estrela da manhã”, “estrela da alvorada”, ou “luz da alvorada”. Ele é o mais belo, sábio e poderoso ser criado por Deus, um anjo, (um querubim), caído que se rebelou contra o seu pai e gerou uma guerra celestial.
Após perder a guerra contra Deus, ele e cerca de 1/3 dos anjos dos céus foram expulsos do paraíso e exilados no mundo dos mortos, ou “Sheol”.
Lúcifer: o anjo caído do paraíso perdido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Carta de 1871

Monstros da Bíblia lV